Por Palavras e Gestos: a Arte da Linguagem Vol III
O volume 3 do livro “Por Palavras e Gestos: A arte da Linguagem” se organiza a partir do diálogo entre discurso e objetos culturais e possibilita refletir sobre a construção de sentido nos diferentes discursos e saberes que entremeiam a sociedade. A construção de sentido é rio que corre, que flui, que retorce e que encontra pedras e, ainda assim, segue seu curso em busca do mar e do todo que o compõe. De forma análoga ao rio, também o discurso segue seu curso e se constitui a partir de múltiplas vozes, situadas em um contexto político histórico e social. Vozes que se orquestram, que possibilitam o embate e que provocam o debate. Essas vozes dialogam, ainda, acerca da literatura e de outras linguagens, evidenciando um trabalho com a língua(gem) em suas diferentes manifestações. Essas diversas produções artístico-culturais evidenciam a diversidade de saberes, a riqueza de identidades e de culturas e provocam encantamentos. Como bem postula Calvino (1995, p.39), “a literatura como função existencial” pode bem representar “a busca da leveza como reação ao peso do viver”. Assim, em uma dimensão ética e estética da produção, difusão e circulação dos textos e dos discursos na sociedade, o sentido engendra-se como uma co-construçao, alicerçada no contexto, nas estruturas linguísticas mobilizadas e na análise das múltiplas vozes, dos valores, das crenças e ideologias que entremeiam os dizeres. Dessa forma, os textos que compõem este terceiro volume convidam o leitor à reflexão e contribuem para uma discussão profícua sobre discursos, literatura, tecnologias e objetos culturais.
Mauriceia Silva de Paula Vieira
Patricia Vasconcelos Almeida
Por Palavras e Gestos: a Arte da Linguagem Vol III
-
DOI: 10.37572/EdArt_280121262
-
ISBN: 978-65-87396-26-2
-
Palavras-chave: 1. Linguística. 2. Letras. 3. Artes. I. Vieira, Mauriceia Silva de Paula. II. Almeida, Patricia Vasconcelos
-
Ano: 2021
- Ana Carla de Azevedo Silva
- Ana Elvira Luciano Gebara
- Beatriz Meneses do Nascimento
- Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt
- Dayse Alfaia
- Eliene Cristina de Jesus
- Emilas Darlene Carmen Lebus
- Guaraciaba Micheletti
- Isabelle Simões Marques
- José Aelson da Silva Júnior
- María Angélica Vega
- María del Pilar Cobo González
- Maria dos Anjos Pereira Rodrigues
- Mariana Nuccitelli Simões
- Marília Santos
- Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal
- Rainhany Karolina Fialho Souza
- Rosângela Rodrigues Borges
- VERÔNICA PACHECO DE OLIVEIRA AZEREDO
- Yuri Barbosa de Morais Pessoa
Artigos
- DISCURSOS E USOS DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA POR PROFESSORES DE LÍNGUAS DO IFTM
- A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO MEIO DE FORMAÇÃO E DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO
- A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NO DISCURSO JORNALÍSTICO
- Análise de Discurso Crítica de pastores no parlamento brasileiro: como um discurso alimenta o ódio.
- LA SEMIÓTICA COMO DIMENSIÓN ONTOLÓGICAMENTE CONSTITUTIVA DEL ESPACIO GEOGRÁFICO. APORTES A LA TEORIZACIÓN DEL ESPACIO
- AUTOCONSTRUCCIÓN EN DOS VECES JUNIO DE MARTÍN KOHAN: PERSPECTIVA, GÉNERO E IRONÍA
- POEMAS METALINGUÍSTICOS PARA CRIANÇAS: ESTILOS DE SE CONCEBER E ENSINAR POESIA
- OS SENTIDOS E O ESTILO DE CACASO EM GRUPO ESCOLAR
- FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE DISCUSSÃO POLÍTICA: UMA ANÁLISE DE COMENTÁRIOS ONLINE
- FUTEBOL E EVANGELIZAÇÃO EM UMA CAMPANHA MISSIONÁRIA: PERCURSOS DE MEMÓRIA EM ANÁLISE DO DISCURSO
- ESTRATÉGIAS DE DOMINAÇÃO LINGUÍSTICO-DISCURSIVA: UM ESTUDO DE CASO DA PALAVRA <I>MUDANÇA</I> EM DOIS DISCURSOS POLÍTICOS DO BRASIL
- CRONOTOPO DO ENDEREÇAMENTO E EXCEDENTE DE VISÃO NA ESCRITA DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS
- TORCER, RETORCER, DISTORCER E DESTORCE: NOTAS SOBRE FUTEBOL, HOMOFOBIA E PERTENCIMENTO
- ALÍCIA VEGA E O TALLER DE CINEMA PARA CRIANÇA: ESPAÇO DA ALEGRIA, DA EMOÇÃO E DA ARTE.
- CONSIDERAÇÕES SOBRE A DESCENDÊNCIA DA MÚSICA ARMORIAL NA CONTEMPORANEIDADE: MUDANÇA E CONTINUIDADE
- A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DO TEXTO POÉTICO DE MANOEL DE BARROS
- AS LÍNGUAS COMO PONTES: ABORDAGEM DA INTERCULTURALIDADE E DO PLURILINGUISMO LITERÁRIO EM PLE
- EL PRESIDENTE Y EL MASHI: INTERACCIÓN Y ETHOS EN EL RESUMEN EN KICHWA DE LOS ENLACES CIUDADANOS DE RAFAEL CORREA
- LEITURA COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA COM CRÔNICAS LITERÁRIAS NA SALA DE AULA
- A MODERNIDADE E A CATÁSTROFE DO URBANO EM LEÃO-DE-CHÁCARA E O GUARDADOR, DE JOÃO ANTÔNIO