Estágios nos Cursos de Licenciaturas: experiências formativas e contribuições às práticas docentes

O Estágio nas Licenciaturas é compreendido, no contexto da educação superior, como parte da formação universitária, experiência de aprendizagem e inserção no campo profissional. A proposta deste livro parte das experiências desenvolvidas na Área de Prática de Ensino e Estágios, nos Cursos de Licenciatura da Universidade de Passo Fundo – UPF/ RS. 

Este livro, intitulado Estágios nos Cursos de Licenciaturas: experiências formativas e contribuições às práticas docentes, apresenta os seguintes artigos: Residência Pedagógica: Caminhos Complementares de Formação Docente, de Luciane Spanhol Bordignon, Sybelle Regina Carvalho Pereira e  Marilise Brockstedt Lech; A Importância das Quatro Habilidades Básicas para o Ensino de Espanhol no Estágio Supervisionado, de Gisele Benck de Moraes  e Thaís Nicolini de Mello; Uma Proposta de Retextualização: o Desafio de Transposição Teoria-Prática no Estágio de Língua Portuguesa, de Elisane Regina Cayser, Luciana Maria Crestani e Daniela Ribas Nunes; Contos Infantis: o Uso da Literatura na Aula de História Medieval, de Rosane Marcia Neumann e Lauren Cavichioli Quissini; Da Contextualização à Ação:  A Experiência do Estágio Supervisionado como uma Ferramenta de Inserção, Reflexão e Formação do Pedagogo no Campo da Gestão Escolar, de Isabella Lima e Silva e Géverton João Rockenbach; O Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: A Relação Dialógica nos Itinerários de Formação, de Adriana Bragagnolo  e Rosângela Hanel Dias; O Texto Literário como Dinamizador das Aulas de Língua Inglesa: Uma Experiência de Estágio a Partir do Uso de Readers, de Daniela De David Araújo e Marlon Remboski de Souza,  Estágio Supervisionado e Extensão Universitária: Uma Prática Possível?,  de Eliara Zavieruka Levinski, Luciane Spanhol  Bordignon e Dilene Paixão Mangoni e Aprendizagem Docente:  A atividade de Orientação Formativa no Contexto do Estágio Supervisionado de Sybelle Regina Carvalho Pereira e Doris Pires Vargas Bolzan.

Cabe dizer, ainda, que esses textos escritos por docentes e acadêmicos são resultado de intensos trabalhos, estudos e reflexões no campo de estágio, visando à construção e à reconstrução de conhecimentos significativos para todos os envolvidos.

Assim, esperamos que este livro possa contribuir com todos aqueles que se dedicam a ensinar e a aprender. Desejamos boas leituras e reflexões!

Luciane Spanhol Bordignon

Luisa Cadorim Facenda

 

Estágios nos Cursos de Licenciaturas: experiências formativas e contribuições às práticas docentes

DOI: 10.37572/EdArt_231141220

ISBN: 978-65-87396-23-1

Palavras chave: 1. Educação – Estudo e ensino (Estágio). 2. Prática de ensino. 3. Professores – Formação. I. Bordignon, Luciane Spanhol. II.Facenda, Luisa Cadorim.

Ano: 2020

Autores

  • ADRIANA BRAGAGNOLO
  • DANIELA DE DAVID ARAÚJO
  • DANIELA RIBAS NUNES
  • DILENE PAIXÃO MANGONI
  • DORIS PIRES VARGAS BOLZAN
  • ELIARA ZAVIERUKA LEVINSKI
  • ELISANE REGINA CAYSER
  • GÉVERTON JOÃO ROCKENBACH
  • GISELE BENCK DE MORAES
  • ISABELLA LIMA E SILVA
  • LAUREN CAVICHIOLI QUISSINI
  • LUCIANA MARIA CRESTANI
  • LUCIANE SPANHOL BORDIGNON
  • MARILISE BROCKSTEDT LECH
  • MARLON REMBOSKI DE SOUZA
  • ROSANE MARCIA NEUMANN
  • ROSÂNGELA HANEL DIAS
  • SYBELLE REGINA CARVALHO PEREIRA
  • THAÍS NICOLINI DE MELLO