EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROFESSORES, HISTÓRIA DE VIDA E TERMOS AFINS: SEÇÃO DE UM ESTADO DO CONHECIMENTO

O presente trabalho objetiva apresentar a seção de um Estado do Conhecimento acerca da ‘educação integral’, tendo os termos ‘professores’ e ‘história de vida’ também como descritores, tencionando inventariar as produções acadêmicas, teses e dissertações, que apresentaram aproximações do objeto de investigação da pesquisa “Caminhos e descaminhos da escola de educação integral em Mato Grosso do Sul: histórias de vida de professores”, que, sob a orientação da Profa. Dra. Sonia da Cunha Urt, é parte integrante de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, na linha de pesquisa Psicologia e Processos Educativos. O percurso metodológico tenciona inventariar trabalhos relacionados à temática da educação integral a partir das histórias de vida de professores, e analisar tal proposição sob o referencial da Teoria Histórico-Cultural, Vygotsky e seus interlocutores. Conclui-se que ainda é impreciso afirmar que a visão de escola de tempo integral contribua efetivamente para a concretização de uma educação integral nas escolas públicas brasileiras. Não basta apenas ampliar a jornada escolar, é preciso rever questões como dificuldades de aprendizagem, evasão escolar, reprovação e outras que já fazem parte do âmbito da escola regular. É preciso considerar também que um processo formativo e pedagógico, que vise oferecer uma educação integral, deve centrar-se em uma proposta democrática, humana e igualitária.

EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROFESSORES, HISTÓRIA DE VIDA E TERMOS AFINS: SEÇÃO DE UM ESTADO DO CONHECIMENTO

DOI: 10.37572/EdArt_28082144615

Palavras chave: Educação Integral. Estado do Conhecimento. Professor. História de Vida.

Keywords: Full-time education. State of knowledge. Teacher. Life history.

Abstract:This paper aims to present the state of knowledge section about the ‘full-time education’, also considering the terms ‘teacher’ and ‘life history’ as descriptors, intending to list the academic productions, theses and dissertations, which showed approaches with object of the research “Paths and waywardness of full-time education school in Mato Grosso do Sul: teachers’ life histories”, which, under the guidance of Professor Dr. Sonia da Cunha Urt, is part of a master’s dissertation of the Post-graduation Program in Psychology at the Federal University of Mato Grosso do Sul – UFMS, in the research line Psychology and Educational Processes. The methodological approach intends to inventory works related to the theme of full-time education from the life histories of teachers, and analyze this proposal under the framework of the Historical-Cultural Theory, by Vygotsky and his interlocutors. It concludes that it is still inaccurate to attest that the perspective of full-time school effectively contributes to the achievement of a comprehensive education in Brazilian public schools. It is not enough to extend the school day, but to review issues such as learning difficulties, school dropout, failure and others that are already part of the scope of the regular school. It is also important to consider that a training and educational process, which aims to offer a comprehensive education, should focus on a democratic, humane and egalitarian proposal.

Autores

  • Soraya Cunha Couto Vital
  • Solange Izabel Balbino
  • Sonia da Cunha Urt