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capa do ebook O ESPAÇO VAZIO E O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR

O ESPAÇO VAZIO E O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR

O presente artigo apresenta uma prática teatral realizada no primeiro semestre de 2015 com estudantes de faixas etárias que variam dos sete aos doze anos em uma escola de Florianópolis, Santa Catarina. Destaca-se que este estudo integra minha pesquisa de mestrado que visa traçar aproximações entre alguns dispositivos pedagógicos de Peter Brook e o trabalho com a linguagem teatral em contextos educacionais. No entanto, para este artigo, focarei apenas na análise e descrição de uma prática intitulada “Fotografias do Vazio”. A referida atividade foi realizada já no final do processo de pesquisa de campo que ocorreu ao longo de cinco meses e baseia-se principalmente na noção de “espaço vazio” do encenador inglês. Dado que tal noção visa instaurar um campo desafiador para o jogo e provocador do músculo da imaginação, a prática teatral que aqui será descrita demonstra que é possível fazer com que um lugar usual seja observado de maneira extraordinária, pois, ao carregar consigo um substrato lúdico é capaz de despertar a sensibilidade do olhar e aguçar a percepção do aluno. Para tanto, além do material bibliográfico de Peter Brook (2011, 2000), autores como Carmela Soares (2010), Flavio Desgranges (2011), Marcia Pompeo Nogueira (2015), Beatriz Angela Viera Cabral (2006), Vigotski (2009), dentre outros, contribuem para o processo de análise teórico-crítica da atividade teatral em questão. 

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O ESPAÇO VAZIO E O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR

  • DOI: 10.37572/EdArt_16082143920

  • Palavras-chave: prática teatral, contexto educacional, Peter Brook.

  • Keywords: theatrical practice, educational context, Peter Brook.

  • Abstract:

    This article presents a theatrical practice held in the first half of 2015
    with students from the age groups ranging from seven to twelve years in a school in Florianópolis, Santa Catarina.It is noteworthy that this study is part of my master's research that aims to trace approximations between some pedagogical devices of Peter Brook and the work with theatrical language in educational contexts.This article, I will focus only on the analysis and description of a practice called “Photographs of the Void”. This activity was carried out at the end of the field research process that took place over five months and is mainly based on the notion of “empty space” by the English director. This notion aims to establish a challenging field for the game and provoking the imagination, the theatrical practice that will be described here demonstrates that it is possible to make a usual place be observed in an extraordinary way, because, when carrying a playful substrate, it is able to awaken the sensitivity of the look and sharpen the student's perception. Therefore, in addition to the bibliographic material by Peter Brook (2011, 2000), authors such as Carmela Soares (2010), Flavio Desgranges (2011), Marcia Pompeo Nogueira (2015), Beatriz Angela Viera Cabral (2006), Vigotski (2009), among others, contribute to the process of theoretical-critical analysis of the theatrical activity in question.

  • Número de páginas: 15

  • Fernando Freitas dos Santos