TECNOLOGIA ASSISTIVA: CAIXA TÁTIL SONORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA DEFICIENTES VISUAIS

A visão exerce a importante atribuição em todas as etapas da vida. Ainda assim, a deficiência visual pode ser onipresente e afetar todos os aspectos da vida do ser humano. Muitas vezes, as pessoas que são acometidas por uma deficiencia visual, possuem pouca renda e não tem acesso a recursos e serviços principalmente a saúde e educação, estão frequentemente em situação desfavoraveis no contexto de nossa sociedade. Na busca de soluções para uma educação efetiva das pessoas Deficientes Visuais (DV) esta pesquisa tem como proposta o desenvolvimento de uma ferramenta educacional de Tecnologia Assistiva (TA), de baixo custo, que explora em um só produto o uso de duas funções sensoriais, o tato e a audição, possibilitando assim, aumentar a capacidade de aprendizagem dos alunos com DV. Portanto esta investigação tem como objetivo principal em demonstrar a produção e validação da Caixa Tátil-Sonora-CaTS, como produto de T.A de baixo custo. Em seguida abordaremos a metodologia empregada no desenvolvimento da CaTS. Mostraremos as etapas de como foi planejada e executada com poucos recursos financeiros. Assim sendo, este trabalho está em processo de depósito frente a Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense – AGIR-UFF. Portanto o presente trabalho justifica- se pelo seu caráter inovador, social e econômico. Por conseguinte, um outro aspecto para uso da CaTS é a sua praticidade como recurso didático. Trata-se de uma pequena caixa de madeira, leve, com dispositivos sonoros adaptados e sensores para luz solar e para uso em eletricidade Todavia, a CaTS usa os mapas táteis como base de conteúdo didático, ela pode ser adaptada para diversas disciplinas como matemática, ciências, história ou geografia. Assim, este recurso didático de TA poderá proporcionar novas possibilidades ao professor para a mediação do aprendizado através da interlocução com o aluno DV pelas vias do tato e da audição. Os resultados dos dados da validação da CaTS como produto educacional de TA nesta pesquisa, teve sua aplicação em sala de aula em etapas de pré-teste e pós-teste para os alunos do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant (IBC). Após o produto ser validado e testado pelos alunos cegos e de baixa visão do IBC, os dados foram tabulados e condensadas para as análises e tratamentos estatísticos. Portanto, conclui-se sobre a importância da CaTS como ferramenta educacional de TA de baixo custo e as possibilidades e perspectivas sobre o uso desse produto acadêmico como política pública na área de Educação Especial nas escolas do país.

TECNOLOGIA ASSISTIVA: CAIXA TÁTIL SONORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA DEFICIENTES VISUAIS

DOI: 10.37572/EdArt_18042131623

Palavras chave: Palavras chaves: Tecnologia Assistiva; Deficiência Visual; Caixa Tátil- Sonora.

Keywords: Assistive Technology; Visual impairment; Tactile Box- Sonora.

Abstract:The vision exerts the important attribution in all the stages of the life. Still, visual impairment can be ubiquitous and affect every aspect of human life. Often, people who are visually impaired, have little income and do not have access to resources and services, especially health and education, are often in an unfavorable situation in the context of our society. In the search for solutions for an effective education of the visually impaired (DV), this research proposes the development of a low cost educational Assistive Technology (TA) tool that exploits in a single product the use of two sensory functions, tact and hearing, thus increasing the learning capacity of students with DV. Therefore, this research has as main objective to demonstrate the production and validation of the Caixa Tátil-Sonora-CaTS, as a product of low-cost T.A. We will then discuss the methodology used in the development of the CATS. We'll show you the steps of how it was planned and executed with little financial resources. Therefore, this work is in the process of being filed in front of the Innovation Agency of the Fluminense Federal University - AGIR-UFF. Therefore the present work is justified by its innovative, social and economic character. Therefore, another aspect for using the CaTS is its practicality as a didactic resource. It is a small, lightweight wooden box with adapted sound devices and sensors for sunlight and for use in electricity. However, CaTS uses tactile maps as the basis of didactic content, it can be adapted to different disciplines such as mathematics, science, history or geography. Thus, this didactic resource of TA may provide new possibilities for the teacher to mediate learning through the interlocution with the DV student through the ways of touch and hearing. The results of the validation data of the CaTS as an educational product of TA in this research, had its application in the classroom in pre-test and post-test stages for elementary school students of the Benjamin Constant Institute (IBC). After the product was validated and tested by blind and low vision IBC students, the data were tabulated and condensed for the statistical analyzes and treatments. Therefore, it concludes on the importance of CaTS as an educational tool for low-cost TA and the possibilities and perspectives on the use of this academic product as public policy in the area of Special Education in the country's schools.  

Autores

  • Humberto Bethoven Pessoa de Mello
  • Isabel Cristina Nonato de Farias Melo