DIALOGIA E ENUNCIAÇÃO NA CAPACITAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: A MATERIALIDADE DO JOGO DE VOZES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Este trabalho resulta de uma pesquisa acadêmica que buscou aprofundamento em conceitos teóricos, tais como: dialogismo, enunciação e responsividade para compreender uma prática discursiva da educação moderna. A educação moderna está cada dia mais utilizando os recursos da educação a distância (EAD) tanto para formação quanto para a formação continuada. E um dos recursos discursivos utilizados nesse modelo de educação são os fóruns, os quais são utilizados como uma forma interlocutiva de interação dentro de ambientes da educação a distância. Dessa forma, o que se apresenta neste trabalho é um escopo teórico que possibilitou uma reflexão sobre a formação continuada de professores por meio da educação a distância e a relação dessa prática com os conceitos mencionados, buscando compreender o processo de construção do conhecimento dentro dessa prática discursiva. Os dados analisados sob essa perspectiva discursiva foram extraídos de um dos fóruns que compunha a Especialização em Linguagem, transversalidade e Interdisciplinaridade. 

DIALOGIA E ENUNCIAÇÃO NA CAPACITAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: A MATERIALIDADE DO JOGO DE VOZES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

DOI: 10.37572/EdArt_1704213096

Palavras chave: Dialogismo. Discurso. Enunciação. Gênero fórum

Keywords: Dialogism. Speech. Enunciation. Genre. Forum

Abstract:This paper results from an academic research that sought to deepen theoretical concepts, such as: dialogism, enunciation and responsiveness to understand a discursive practice of modern education. Modern education is increasingly using the resources of distance education (EAD) for both training and continuing education. And one of the discursive resources used in this model of education are the forums, which are used as an interlocutive form of interaction within environments of distance education. Thus, what is presented in this work is a theoretical scope that made possible a reflection on the continuing formation of teachers through distance education and the relation of this practice with the mentioned concepts, seeking to understand the process of knowledge construction within this practice discourse. The data analyzed from this discursive perspective were extracted from one of the forums that composed the Specialization in Language, transversality and Interdisciplinarity.

Autores

  • Ana Maria Alves Pereira dos Santos
  • Alexandre Ferreira da Costa