Percepção Ambiental dos estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

 Os hábitos de consumo das pessoas no século XXI é fator decisivo para a minimização dos impactos da crise ambiental. O consumismo bem como os novos tipos de consumidores, os “consumidores verdes”, uma vez que eles tendem a fazer o consumo de produtos, em sua maioria, oriundos de fontes confiáveis e que garantam a cadeia produtiva como sustentável. O estudo teve como objetivo caracterizar e identificar a grau de consciência ambiental de acordo com a escala ECCB e identificar o grau de intenção de compra verde de acordo com a escala GPI. Foram entrevistados 120 respondentes que representa a aproximadamente 3% da população ativa dentro da ESALQ. Foi possível notar um alto grau de altruísmos, que as variáveis referentes a eficácia percebida também foram altamente classificadas, os respondentes demonstraram uma grande preocupação ambiental, uma consciência ambiental acima da média e que o índice GPI (verde de compra verde) se mostrou neutro.

Percepção Ambiental dos estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

DOI: 10.37572/EdArt_2483012207

Palavras chave: Comportamento Sustentável, Intenção de Compra Verde, Preocupação Ambiental

Keywords: Sustainable Behavior, Green Purchase Intention, Environmental Concern

Abstract:The consumption habits of people in the 21st century is a decisive factor regarding minimizing the impacts of the environmental crisis. Consumerism as well as the new types of consumers, the “green consumers”, since they tend to consume products, guarantee that the production chain will be sustainable. The study aimed to characterize and to identify the degree of environmental awareness according to the ECCB scale and to identify the degree of green purchase intention according to the GPI scale. To do that, 120 respondents were interviewed, representing approximately 3% of the active population within ESALQ. It was possible to notice a high degree of altruism, that the variables referring to perceived effectiveness were also highly classified, the respondents showed a high environmental concern, an above average environmental awareness and the GPI (green purchase intention) index was neutral.

Autores

  • Guilherme Aleoni
  • Eduardo Eugenio Spers