Os sentidos e o estilo de Cacaso em Grupo Escolar

Este estudo é parte das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa “Estudos estilísticos”, da Universidade Cruzeiro do Sul e foi apresentado, inicialmente no Simpósio homônimo, “Estudos estilísticos”, no V SIMELP, realizado em 2015, na Università del Salento, em Lecce, Itália.   Nele focalizamos o livro de poemas “Grupo Escolar”, de Antônio Carlos Ferreira de Brito (1944-1987), o Cacaso, cuja publicação data de 1974. Segundo nota a essa primeira edição, a estrutura da obra teve sugestões, conforme declara o autor, de Maria Elisabeth Carneiro, o que não chega a sugerir uma coautoria como ocorre em diversas composições que se encontram no volume Lero-Lero, texto aqui utilizado. Grupo escolar é constituído por poemas na sua maioria com traços metalinguísticos que estão agrupados em quatro blocos: 1ª. lição: “Os extrumentos técnicos”; 2ª. lição: “Rachados e perdidos”; 3ª. lição: “Dever de caça”; 4ª. lição: “A vida passada a limbo”. Todas as “lições” têm seus títulos cunhados em jogos com expressões bastante usuais nas quais se troca um dos elementos do sintagma por outro que rompe com a expressão cristalizada e instaura a ironia que perpassa todos os poemas que constituem o livro. Com excertos extraídos desta obra, observando-se especialmente questões intertextuais, paródia e trocadilhos, pretende-se apontar traços que marcam o estilo de Cacaso. As bases teóricas estão na Estilística, em particular num viés de uma estilística discursivo-textual, na qual se valorizam além dos tradicionais aspectos do enunciado, elementos da enunciação. Para uma análise mais minuciosa, combinamos elementos de algumas outras teorias como da Análise do Discurso em suas várias correntes e da Linguística textual, ressaltando que elas não se sobrepõem, mas dialogam.   

Os sentidos e o estilo de Cacaso em Grupo Escolar

DOI: 10.37572/EdArt_28012126213

Palavras chave: Estilística, Cacaso, “Grupo Escolar”

Keywords: Stylistics, Cacaso, “State Primary School”

Abstract:This paper is part of the body of research developed by the Universidade Cruzeiro do Sul’s Research Group “Estudos em Estilística” [Research group on Stylistics] and was first presented at a Symposium, held at the Università del Salento, Italy, in 2015. It examines Cacaso’s (Antônio Carlos Ferreira de Brito’s), book of poems “Grupo Escolar” [Grade School] (1974). Most poems in Grupo Escolar display metalinguistic traits. The work is divided in four sections: 1st lesson: “The technical extruments” (os extrumentos técnicos); 2nd lesson: “Frost and Found” (Rachados e Perdidos); 3rd lesson: “Huntwork” (Dever de caça); 4th lesson: “Acessing your life” (A vida passada a limbo). Titles of every section are puns based on well-known colloquial expressions, with the substitution of one syntagm producing the ironic effect that is characteristic of the whole book. This paper aims at identifying key aspects of Cacaso’s style by examining the presence of parody, puns and intertextual strategies in excerpts of Grupo Escolar. The theoretical framework is provided mainly by the discourse-textual stylistics perspective that values not only traditional aspects of utterances but also aspects of enunciation. The analysis also makes use of Discourse Analysis and Linguistics concepts.  

Autores

  • Guaraciaba Micheletti