A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS E DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONCEPÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS E DISCURSOS MULTIMODAIS

A Educação Básica, na pós-modernidade, se defronta com uma multiplicidade linguística, visual, gestual, espacial, de áudio, de edição, de diagramação, de hipertextos, de mídia digital e com uma multiplicidade de significações e de contextos socioculturais.  Este artigo, inserido na área dos estudos da Linguística Aplicada, tem por objetivo analisar a prática pedagógica das escolas e do ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade, considerando as concepções de multiletramentos e de multimodalidades. Prende-se ao seguinte questionamento: por que a prática pedagógica das escolas e dos professores de Língua Portuguesa precisa incorporar os pressupostos trazidos pelos discursos multissemióticos, letramentos digitais e pelos recursos multimodais? Segue as fundamentações que abordam os princípios teóricos dos multiletramentos e aspectos da teoria multimodal: Coscarelli e Ribeiro (2017), Kersch, Coscarelli, Cani (2016), Rojo, Barbosa (2015), Street (2014), Rojo (2013, 2012), Kalantzis e Cope (2006), Vieira, Rocha (2007), dentre outros. A pesquisa que deu origem a este trabalho científico se caracteriza como qualitativa, de natureza interpretativista, para explicitar a importância dos multiletramentos no processo pedagógico, os recursos multimodais no processo de ensino e de aprendizagem, a necessidade do letramento digital nas escolas e a incorporação dos multiletramentos e recursos multimodais no ensino de Língua Portuguesa. As conclusões mostram que, embora se reconheça o avanço das ferramentas tecnológicas, dos recursos multimodais em todas as áreas da comunicação humana, bem como a importância de se voltar para os letramentos sociais, há necessidade de que as escolas tomem conhecimento da valoração desses avanços para uma formação e interação do homem com ele mesmo, com o outro e com o mundo midiático contemporâneo. No ensino de Língua Portuguesa, os professores precisam acompanhar os avanços trazidos pelo discurso iconográfico, com uma efetiva análise não apenas das estruturas linguísticas, mas também dos aspectos imagísticos, midiáticos, gestuais, visuais, sonoros, dentre outros.

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS E DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONCEPÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS E DISCURSOS MULTIMODAIS

DOI: 10.37572/EdArt_2901212792

Palavras chave: Prática pedagógica das escolas. Ensino de Língua Portuguesa. Multiletramentos. Multimodalidades

Keywords: Pedagogical Practices of Schools. Portuguese Language Teaching. Multiliteracies. Multimodalities.

Abstract:The Basic Education, in postmodernity, faces with a linguistic multiplicity, visual, gestural, spatial, audio, editing, layout, hypertext, digital media and with a multiplicity of meanings and sociocultural contexts. This article, inserted in the area of Applied Linguistics studies, aims to analyze the pedagogical practice of schools and the teaching of Portuguese Language in contemporaneity, considering the conceptions of multiliteracies and multimodalities. It is linked to the following question: why does the pedagogical practice of schools and Portuguese language teachers need to incorporate the assumptions brought by multisemiotic discourses, digital literacies and multimodal resources? Following the foundations that approach the theoretical principles of multiliteracies and aspects of multimodal theory: Coscarelli;Ribeiro (2017), Kersch; Coscarelli; Cani (2016), Rojo; Barbosa (2015), Rojo (2013, 2012), Street (2010), Vieira; Rocha (2007), Kalantzis;Cope (2006), among others. The research that gave rise to this scientific work is characterized as qualitative, of interpretative nature, to explain the importance of multiliteracies in the pedagogical process, the multimodal resources in the teaching and learning process, the need for digital literacy in schools and the incorporation of multiliteracies and multimodal resources in Portuguese Language teaching. The conclusions show that, although the advancement of technological tools, multimodal resources in all areas of human communication is recognized, as well as the importance of turning to social literacies, there is a need for schools to become aware of the value of these advances for a formation and interaction of man with himself, with the other and with the contemporary media world. In Portuguese language teaching, teachers need to follow the advances brought by the iconographic discourse, with an effective analysis not only of the linguistic structures, but also about imagistic, mediatic, gestural, visual, and sonorous aspects, among others.

Autores

  • Hydelvídia Cavalcante de Oliveira Corrêa