EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA GERENCIAL: OS RESPONSÁVEIS PELO FORTALECIMENTO DA MARCA DA FÁBRICA DE BALAS DE BANANA ANTONINA.

O presente trabalho tem como finalidade relatar como se deu o processo empreendedor da fábrica de balas de banana Antonina e identificar as principais estratégias traçadas durante a história da organização. Para tanto, descreve-se o processo de produção da bala de banana e os principais problemas enfrentados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso.Com entrevista semiestruturada, com recorte transversal, isto é, feito de uma única vez, proposto pela literatura correspondente utilizamos também uma matriz de impacto cruzado a fim de ranquear entre os problemas enfrentados pela organização citados pelos gestores, quais exerciam maior influência. O estudo levanta que o processo empreendedor se deu por necessidade e por oportunidade quando a empresa de conserva de palmito muda para a utilização de matéria-prima abundante na região devido à baixa safra do palmito, e por herdeiro quando os filhos do fundador assumem a organização. Que o processo de fabricação da bala, apesar de contar com maquinário que auxilia o volume de produção, é praticamente o mesmo desde o início das operações da fábrica. Que as principais estratégias adotadas e apontadas pelos atuais gestores foram a parceria com a Banca Bela Vista que alavancou as vendas no início das operações e é o maior cliente da fábrica até hoje, a utilização acidental do marketing epidêmico que difundiu a marca da bala já que não haviam outras estratégias de marketing e a manutenção do sabor e características da receita original. Por fim o trabalho aponta que as dificuldades de reparos das máquinas e o excesso de responsabilidades acumuladas pelos gestores são os piores problemas enfrentados pela organização, entre outras dificuldades elencadas.

EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA GERENCIAL: OS RESPONSÁVEIS PELO FORTALECIMENTO DA MARCA DA FÁBRICA DE BALAS DE BANANA ANTONINA.

DOI: 10.37572/EdArt_1253007202

Palavras chave: Palavras chave: Empreendedorismo, estratégia gerencial, bala de banana.

Keywords: Key words: Entrepreneurship, management strategy, banana candy.

Abstract:The present work has the purpose of reporting how the entrepreneurial process of the Antonina banana bullet mill was given and identify the main strategies outlined during the organization 's history. To do so, it describes the production process of the banana bullet and the main problems faced. The methodology used was the case study for which it is commonly used more than one technique of data analysis. Therefore, in addition to the semi-structured interview, with a cross-cut, that is to say, a single time, proposed in the corresponding literature, we also used a cross-impact matrix to rank among the problems faced by the organization, which were more influential. The study shows that the entrepreneurial process was due to necessity and opportunity when the company of canning hearts changes to the use of abundant raw material in the region due to the poor harvest of the palm heart, and by heir when the children of the founder take over the organization . That the manufacturing process of the bullet, despite counting on machinery that assists the volume of production, is practically the same from the beginning of the operations of the factory. That the main strategies adopted and pointed out by the current managers were the partnership with Banca Bela Vista that leveraged sales at the beginning of operations and is the biggest customer of the factory until today, the accidental use of the epidemic marketing that spread the bullet brand since There were no other marketing strategies and the maintenance of the taste and characteristics of the original recipe. Finally, the work points out that the difficulties of repairs of the machines and the excess of responsibilities accumulated by the managers are the worst problems faced by the organization, among other difficulties listed.

Autores

  • Geórgia da Cunha ben
  • HUGO LEONARDO DE FREITAS
  • SUELEN DOS SANTOS PLANTE